Quem inventou a televisão?

Apesar da televisão ter sido resultado de uma série de descobertas sucessivas, aquele que é conhecido como o pai do aparelho é o norte-americano Philo Farnsworth (1906-1971).

A tv, que surgiu no século XX para transmitir imagem e som a longas distâncias, foi durante muitas décadas o principal meio de comunicação social.

Philo Farnsworth é considerado o inventor da televisão

O norte-americano Philo Farnsworth (1906-1971), nascido em Utah, foi um inventor precoce, que já durante a adolescência pesquisava incessantemente e tinha o sonho de criar um aparelho de televisão.

Farnsworth criou o primeiro protótipo em 1922 enquanto ainda estava no ensino médio.

Prodígio, no ano a seguir entrou como aluno especial na Brigham Young University, apesar de ainda estar cursando o ensino regular na escola. Como o pai faleceu em 1924, Philo precisou abandonar a faculdade para começar a trabalhar e sustentar a família.

Dividindo a atenção entre a criação do tal aparelho de televisão imaginado com a necessidade de sustentar a família, Philo só conseguiu fazer a sua primeira transmissão eletrônica de televisão no dia 7 de setembro de 1927. Nesse mesmo ano registrou a patente da invenção.

Aprimorando a invenção, exatamente um ano mais tarde (em setembro de 1928), fez uma apresentação para a imprensa a fim de conseguir patrocinadores.

Philo Farnsworth recebeu algumas ofertas tentadoras para vender a sua tecnologia. Vladimir Zworykin, por exemplo, ofereceu $100.000 pela patente do inventor, mas Philo recusou a oferta.

Empenhado em seguir de modo autônomo, ele fundou a própria empresa, a Farnsworth Television, em 1937, e fez parcerias tecnológicas com uma série de outras empresas. Em 1939 a companhia passou a fabricar também rádios.

Dez anos mais tarde, a Farnsworth Television foi capaz de fabricar o primeiro aparelho de televisão de modo inteiramente autônomo.

Fonte:
Rebeca Fuks - Doutora em Estudos da Cultura https://www.ebiografia.com/quem_inventou_a_televisao/ 18/05/21 16h49